Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida de uma pessoa ou de uma família. Tomar a decisão correta envolve muitas variáveis, que precisam ser expostas e compreendidas.

Nesse processo, muitos erros acontecem. Seja por inexperiência ou descuido, decisões desfavoráveis são tomadas e suas consequências são sentidas tempos depois.

Listamos neste artigo cinco erros que as pessoas costumam cometer ao comprar um imóvel ou empreendimento. Leia e reflita sobre eles para então investir da maneira mais segura possível.

1. Falta de planejamento

Este é um mal, digamos, comum em atitudes da maioria dos brasileiros. A visão de curto prazo e a tomada de decisão sem considerar um cenário amplo geralmente não dão uma visão precisa a respeito do imóvel ou terreno.

Comprar um imóvel ou terreno deve ser parte de um plano de vida, que considere as variáveis envolvidas, como dinheiro, investimento, padrão de vida, administração, liquidez, etc. Planejar é a chave para se decidir corretamente. Não inserir a aquisição de um empreendimento em um planejamento é um risco que pode trazer consequências indesejadas para o futuro.

2. Decisão pela emoção

Nós, seremos humanos, temos aflorado o lado emocional e o racional. Buscar o equilíbrio entre eles é nossa tarefa incessante durante toda a vida. Comprar um imóvel ou qualquer outro empreendimento é um excelente momento de exercitar esse balanço.

A decisão, neste caso, pela emoção é sempre a pior possível. Seja para morar ou investir, o lodo emocional tende a enxergar as coisas com mais facilidades e procurar as vantagens. Isso poderia ser positivo, se não obscurecesse outros aspectos. A compra de um empreendimento deve ser muito pensada, considerando vários aspectos da vida. Colocar a emoção na frente é um passo perigoso que pode trazer problemas no futuro. O bom mesmo é usar toda a emoção depois do negócio fechado, brindando por ter feito uma excelente aquisição.

3. Não compatibilidade com o orçamento

Muitas vezes o desejo de ter uma casa ou terreno se sobrepõe aos aspectos financeiros. Quando se projeta um investimento, é também necessário se ater à capacidade de pagamento. Comprar um imóvel fora da sua realidade econômica é um erro que deve ser evitado a todo custo.  

Se isso acontecer, é provável que tudo desande e o que era um investimento ou valorização do patrimônio se torne uma perda financeira, com devolução, repasse e até venda com um deságio. Tudo não desejado por que o empreendimento foi adquirido fora do orçamento da família.

4. Não vistoriar o imóvel

Chega a impressionar a quantidade de pessoas que cometem o erro de não saber o que está comprando. Seja uma casa, um apartamento ou terreno, não vistoriar antes de fechar o negócio significa pagar por algo que não se conhece.

Um laudo sobre a situação do empreendimento é uma garantia técnica — e até jurídica — do seu estado atual, que dá visibilidade àquilo que a aparência não mostra. Se você comprar um imóvel se encantando com apartamento decorado apenas, não saberá de fato o que vai receber após a construção, por exemplo. Logo, comprar um imóvel sem vistoria é algo que o mercado não recomenda.

5. Não ler o contrato

É o papel assinado e lavrado que vale, não o aperto de mão entre as partes. Muitas dores de cabeça surgem no futuro porque o que foi acordado verbalmente não se concretizou no contrato. Deixar de ler o contrato é um erro cometido por muitos e suas consequências são as mais indesejadas possíveis.

Contratos de gaveta costumam não ser compatíveis com a realidade do empreendimento, pois são demasiados genéricos. Ao comprar um imóvel, é sempre bom ter a ajuda de um corretor especializado ou até de um advogado, que garantam os interesses do comprador no contrato.

Comprar um imóvel é algo que exige dedicação. É um processo de natureza lenta, que demanda paciência, pesquisa e muita análise para se tomar a decisão correta. Os erros podem existir, mas é preciso sempre avançar nas dúvidas para as certezas aparecerem. Assim, você não terá medo de errar.

Mas se você ainda está inseguro, entre em contato com os nossos consultores especializados. Estamos disponíveis para ajudar nessa importante decisão.