Como comprar um imóvel que caiba no seu bolso e estilo de vida? O processo pode ser menos complexo do que você imagina, e, de quebra, garante um investimento valioso para o futuro.

Comprar um imóvel pode parecer uma realidade distante para muitos brasileiros. O aumento das propriedades somadas às situações econômicas do país tem deixado muita gente desesperançosa na conquista da casa dos sonhos.

A perda de empregos, problemas no valor do salário e aumento do custo de vida são uma das razões pelas quais você deve tomar cuidado ao investir em imóveis, afinal, ninguém deseja passar o resto da vida esperando a dívida ser quitada.

Por isso, para alcançar o sonho da casa própria que você pode pagar exige esforço, sacrifícios e muito planejamento. A Fronte resolveu te dar 3 dicas valiosas para adquirir a sua nova casa e investir no seu futuro.

1. Verifique se comprar o imóvel cabe no seu bolso

A palavra aqui é economia. O primeiro passo é você saber como andam suas finanças, saber com o que gasta e o que pode ser poupado. Talvez a conta de luz esteja alta? Veja onde estão seus excessos e faça até mesmo uma planilha de gastos para poder controla-los melhor. Outro ponto importante é levar em conta a poupança. O indicado é que 10% sejam poupados do seu salário.

Sabendo disso você reconhece seu real poder de compra e pode investir no imóvel desejado. É importante lembrar que todas essas ações de economia são essenciais. Em um cálculo rápido o ideal é que a prestação mensal não passe de 25% da renda familiar.

Diante disso verifique as melhores formas de pagamento, parcelas e afins, além de contar com os gastos com em construções, reformas ou hipotecas e garanta ter todo o dinheiro poupado e administrado seja gasto com bom gosto.

2. Simule seu estilo de vida

Ter a casa dos sonhos não significa sempre viver uma fantasia. Uma atitude arrebatadora como comprar uma casa pode influenciar outros aspectos da sua vida.

Por isso, antes de qualquer mudança definitiva, conheça o “terreno” em que está pisando. Faça as contas e veja se o investimento na casa permitirá você e sua família manter os hábitos de sempre ou se será uma mudança radical que pode comprometer o estilo de vida de todos.

É interessante perceber também como a residência pode alterar alguns aspectos como o transporte, acesso à educação em um novo espaço, além de influências externas da vizinhança que pode causa mudanças na alimentação, vestuário, entre outros. O ideal é simular esse novo estilo de vida e perceber se você está pronto para essas transformações, assim como saber se são cabíveis às suas condições financeiras.

3. Financie um lote

Os lotes são as formas mais baratas e valorizadas de construir uma casa. É ideal para quem está começando ou mesmo para aqueles que procuram uma opção diferenciada e desejam construir sua casa do zero.

O investimento em lote se mostra o mais durável e tenaz, garante também segurança diante das oscilações da crise. A construção da sua casa pode sendo jeito que você sempre imaginou e adaptando-a ainda a uma realidade financeira mais acertada, contribuindo na economia e finanças da família e futuras gerações como um patrimônio.

Com a Fronte Imóveis você pode realizar seu sonho a um ótimo custo-benefício. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba tudo sore o financiamento, parcelamento e juros 0!