O sonho da casa própria acomete 9 em cada 10 brasileiros, mas para isso você deve saber quanto pode pagar pelo imóvel, afinal de contas adquiri-lo exige planejamento financeiro e investimento.
Existem algumas maneiras em que se pode adquirir a casa do sonhos, sendo as principais à vista e por financiamento. No primeiro caso, exige-se um grande planejamento de anos para quitar o valor total do negócio. No entanto, você também possui grande poder de negociação e até mesmo pode economizar nas questões burocráticas e documentações da propriedade.
Entretanto a maioria das pessoas recorrem ao financiamento que pode ser feito com bancos ou até mesmo com a imobiliária. Isso acontece porque dá a elas mais liberdade e capacidade de pagar o investimento em parcelas. Nesse caso o comprador dá o sinal, ou seja, o valor inicial para adquirir a propriedade, e se compromete a pagar em ao longo do tempo o valor restante.
Para garantir o que você pode pagar pelo imóvel é necessário fazer cálculos para saber os gastos normais e extras que você deve ter. Nesse artigo mostramos algumas despesas e recomendamos ferramenta específica para calcular a quantia disponível para dar mais um passo nesse sonho.
Gastos com a compra do imóvel
Financiar um imóvel envolve diversos trâmites, além do sinal. Seja pelo Sistema Financeiro de Habitação ou Sistema Financeiro imobiliário, o imóvel conta com Custo Efetivo Total, base do cálculo das parcelas mensais. Além disso leva-se em consideração taxas de seguros de morte e invalidez e seguro de danos físicos ao imóvel, tarifa de serviços administrativos, juros e Imposto de Operação Financeira.
Conhecer esses itens contribui para até qual valor você será capaz do imóvel, no geral e mensalmente. É sempre interessante fazer uma simulação dos seus gastos usando calculadoras online.
Porém você deve lembrar que haverá também despesas com documentação de imóvel e registro, como o famoso ITBI (Imposto sobre transferências de Bem e Imóveis), escritura pública e IPTU, que não entram no cálculo de financiamento.
Calcule quanto pode pagar pelo imóvel
Muitas pessoas quebram a cabeça tentando fazer os cálculos que envolvem a compra de uma casa, mas a não ser que você goste de mexer com números, existem formas mais práticas que permitem calcular as prestações, taxa de juros, valor de entrada e do imóvel.
A forma de cálculo utilizada por todos os bancos nos financiamentos diretos, e que recomendamos, é a Tabela Price que apresenta:
- Valor do bem a vista, ou em caso de empréstimo valor que foi solicitado.
- Número de prestações, isto é, a quantia de meses em que você pagará seu bem ou dívida
- Taxa de Juros, por exemplo, 2% a.m. (ao mês)
- Prestação, ou seja, soma dos juros devidos mensalmente e da amortização de parte do saldo devedor
Financiamento com a Fronte
A Fronte Imóveis é uma imobiliária diferenciada que busca transformar sonhos em algo concreto, por isso seu financiamento é formado pelo sinal de 6% a 10% do valor do lote, bem abaixo do mercado.
Além disso, as parcelas podem ser intercaladas, mais caras ou mais baratas, a cada semestre seguindo o requerimento do cliente. E nosso maior diferencial de financiamento: 0% de juros de todas as parcelas, constando apenas as alterações do Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM) nas parcelas.
Com todas essas dicas já sabe quanto você pode pagar pelo seu imóvel? Então comece a construir esse sonho com uma empresa de confiança e transparência como a Fronte. Entre em contato!