Morar de aluguel ou comprar a casa própria? Essa é uma dúvida que costuma acompanhar as pessoas ao longo da vida. Nem sempre conseguimos tomar a decisão logo cedo e, por uma razão ou outra, adiamos a escolha e vamos vivendo de aluguel e em muitas casas diferentes.
Chegou a hora de você repensar essa situação e entender porque ter a casa própria pode ser uma grande oportunidade.
Preparamos esse artigo para que você conheça 3 grandes motivos pelos quais vale a pena sair do aluguel. Vamos lá?
Estabilidade é um grande diferencial
Um dos grandes pontos fracos de depender de imóveis alugados é que ficamos à mercê das decisões de terceiros. Encontrar uma casa em uma localidade que gostamos não é uma tarefa fácil, menos ainda é estabelecer uma relação com comércio, serviços e transportes ao redor.
Imagine ter de perder sua rotina porque o proprietário solicitou o imóvel? Esse é realmente um dos momentos mais difíceis. Procurar novos lugares, restabelecer laços e conhecer novos vizinhos são tarefas que demandam tempo e desgaste tanto financeiro quanto emocional.
Por isso, investir em uma casa própria é uma forma de estabelecer raízes. Ao escolhermos uma casa ou apartamento como nossa, apostamos que passaremos ali muitos anos e só sairemos se for de nossa única e exclusiva vontade. Experimentar essa estabilidade é, sem dúvida, o sonho de muitas pessoas.
Investimento para a vida
Tomar a decisão de sair do aluguel é também uma forma de investimento. Ao decidir pela casa própria, estamos despendendo dinheiro em um bem próprio e para toda a vida.
Mesmo quando financiado, o imóvel é um patrimônio da família e que depois poderá ser deixado como herança para filhos e cônjuges, garantindo segurança no futuro.
As parcelas de muitas formas de financiamento no mercado se equiparam ao aluguel mensal e, em muitas situações, dependendo do valor ofertado como entrada, podem ser ainda menores. Uma forma comum de financiamento habitacional também oferece prestações decrescentes, o que garante maior possibilidade de planejamento e segurança econômica.
Sair do aluguel é ter liberdade
Uma grande desvantagem em morar em imóveis alugados é porque temos pouca liberdade de compor o ambiente conforme nossa vontade. Em geral, até conseguimos pintar paredes ou fazer decorações mais superficiais de acordo com nosso gosto, mas na verdade, essas são intervenções pequenas e pouco funcionais.
Ao investir em um espaço nosso, podemos dispor de autoridade para fazer qualquer alteração que nos pareça mais conveniente. Podemos fazer mudanças estruturais que deixem a casa com a nossa cara e atendam a todas as nossas necessidades.
Isso é ainda mais importante quando a família tem filhos pequenos que precisam de mais espaço ou configurações familiares que peçam privacidade e funcionalidade. Em todos esses casos, morar de aluguel é um fator impeditivo para grandes mudanças e, ao final, ficamos com a sensação de que aquele lugar não nos atende plenamente.
Uma solução que vale a pena
O aluguel pode até ser interessante em algum momento particular da vida, quando ainda não temos família e nem um pouso certo. Mas, à medida que passamos por estágios mais avançados na vida, logo percebemos que a estabilidade de uma casa própria é uma demanda prioritária.
Sair do aluguel se mostra uma oportunidade não só de segurança financeira, mas também de investimento em um patrimônio que tende a se valorizar com o passar do tempo. Por todas essas razões, considerar a compra ou construção de uma casa própria é uma decisão acertada e pode representar uma grande mudança positiva na vida da sua família.
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e lembre que estamos sempre aqui. Até a próxima.