Escolher o loteamento ideal, seja para construir ou para investimento, demanda certos cuidados que podem garantir uma compra satisfatória. Se você vai construir a casa dos seus sonhos ou valorizar o seu patrimônio, é necessário ficar atento a coisas visíveis no local e a outras que merecem uma investigação mais refinada.
Sabemos que esta é uma compra muito racional com nuances emocionais por ser um momento especial. Por isso, para ajudar você e sua família, preparamos este passo a passo com o que você deve considerar para escolher o melhor loteamento.
Saiba quem está vendendo
Faça uma pesquisa sobre a empresa que está oferecendo a oportunidade, para verificar sua idoneidade e como são seus projetos. Visite loteamentos que a empresa já comercializou e veja a qualidade.
Sempre desconfie de grandes oportunidades, ofertas irreais costumam trazer dor de cabeça no futuro. Num mercado tão concorrido, opte sempre por empresas e profissionais regularizados e com experiência.
Verifique registros do empreendimento
Um loteamento não é apenas um terreno virgem à venda. Ele tem seus registros e documentações que o tornam um empreendimento legal. Verificar na prefeitura e em cartório é a garantia de se estar comprando um lote regularizado e aprovado para a construção.
Importante também é saber se o terreno não está localizado em áreas de manancial ou de preservação ambiental ou se há algum outro empecilho que restrinja a construção. Informe-se bem antes de escolher o seu loteamento. Melhor ter mais trabalho antes do que muita dor de cabeça depois.
Considere a localização
A casinha isolada no campo só é bonita nas fotos. No nosso dia a dia, precisamos ter acesso a comércio local, serviços, escolas, hospitais. Veja também a distância para o centro da cidade e possíveis rotas. Além de conhecer o loteamento e o lote escolhido, invista numa vista no entorno e verifique se há tudo o que você precisa para viver lá. Isso pode evitar frustrações depois que o negócio for fechado.
Mas dê chances à localidade. Muitas vezes os loteamentos se localizam em áreas de expansão da cidade, portanto a chegada de empreendedores para atender à localidade é apenas questão de tempo.
Veja os serviços públicos disponíveis
Por lei, o loteamento deve ofertar água potável, sistema de drenagem de águas da chuva, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e vias de acesso. Logo, verifique se há tudo isso naquele em que você está interessado. Mas procure saber também sobre coleta de lixo, entrega de gás e outros serviços essenciais.
Esta infraestrutura é o mínimo para uma casa ser construída, e os moradores terem conforto no cotidiano.
Visualize a construção da sua casa
Seu arquiteto vai observar questões técnicas que passam desapercebido por leigos. Então na hora de escolher o loteamento ideal, considere, por exemplo, o terreno. Se for plano, a construção é mais fácil e não corre o risco de gastos com movimentação de terra. Se for inclinado, é possível caprichar no projeto e fazer uma casa belíssima.
Lotes de esquina permitem projetar duas fachadas para casa, sendo os mais valorizados. Mas a relação aos pontos cardeais também conta (nascente, poente, etc.), além do tamanho do lote para construção.
Pronto para escolher o loteamento ideal?
Esteja sempre pronto para alinhar as suas expectativas às características do loteamento. Sendo assim, verifique todos esses itens e, claro, pesquise para ter a todo momento opções e tomar a melhor decisão.
Uma última dica é guardar o material publicitário, pois ele serve de documento para comprovar o que você terá direito depois da entrega do empreendimento.
Esse passo a passo é ponto de partida para você escolher o loteamento ideal para morar ou investir. Se você quiser mais dicas como essa, siga-nos nas mídias sociais e fique sempre por dentro.