A maioria das pessoas tem um sonho em comum: ter seu próprio espaço e construir um lar.
Inicialmente, para realização desse sonho, o aluguel pode parecer o ideal. Você consegue ter seu lugar, com sua cara a um custo mais cômodo às suas condições.
No entanto, com o tempo, o aluguel se mostra muito mais um peso descabido do que uma vantagem. Entre os problemas estão o fato de que o imóvel não é investimento seu. Portanto, todos os gastos com reformas e planejamento do espaço enriquecem o espaço, mas não trazem custo-benefício próprio, já que ele pertence a terceiros.
Além disso, outra desvantagem é que, como o imóvel pertence a outra pessoa, existe a possibilidade de reajustes no valor, que pode apertar seu orçamento financeiro ou mesmo a necessidade de deixar o imóvel rapidamente, ou ainda não conseguir rescindir o contrato.
Diante disso, a Fronte Imóvel decidiu mostrar 3 caminhos de sair do aluguel de acordo com suas condições e planejamento financeiro. Continue a leitura!
1. Casa própria pronta
A primeira opção é a de investir em um imóvel já construído e pronto para mudança. Nesse caminho há mais praticidade e comodidade, pois, depois de fechar o negócio, é só ter as chaves e partir para a mudança. Além disso, obter casa própria pronta é menos desgastante no sentido de lidar com obras e reformas.
Outro ponto positivo é que conquistar a casa própria já pronta pode facilitar de conquistar o financiamento. No entanto, o mínimo do valor cobrado é 20% da entrada, ou seja, uma opção mais salgada para quem não está completamente preparado.
Por isso essa opção é indicada para quem tem uma boa verba guardada e tem pressa para mudança.
2. Loteamento Aberto
Uma opção que pode ser bastante vantajosa é a construção da casa própria. Em comparação ao item anterior ele pode ser até 30% mais barato, além de apresentar uma alta valorização nos últimos anos.
Na aquisição do loteamento você não precisa ter pressa para montar sua casa do sonhos, sendo um investimento recomendado para quem quer a casa própria, mas não dispõe de grandes quantias para investir no começo.
Especificamente os loteamentos abertos são uma ótima opção no quesito financeiro, mas pode ser também para a parte organizacional do terreno. Nesses tipos de lotes, os compradores adquirem apenas o terreno autônomo, um parte específica do lote, enquanto as áreas comuns são consideradas públicas e qualquer obra ou alteração deve passar pelo poder público.
3. Loteamento fechado
Assim como no loteamento aberto, você vai ter mais vantagem no quesito financeiro e na valorização do imóvel. Além disso você tem uma menor burocracia e a chance de construir e planejar a real casa dos seus sonhos. Veja mais tudo que precisa saber para fazer seu melhor investimento em loteamento aqui.
Os loteamentos fechados são para quem desejam mais autonomia e privacidade. Nesse caso, além do próprio terreno para construção da casa própria, o comprador se torna dono dos espaços internos e áreas comuns. Nesse caso, o ambiente é particular, muito semelhante a um condomínio. Aqui a legislação prevê que todas as decisões, manutenção e administração ficam por conta dos moradores, criando uma espécie de condomínio.
Na escolha dos loteamentos, conte com a Fronte Imóveis para dar o primeiro passo para realizar seu sonho da casa própria. Além de diversas informações sobre o assunto no nosso blog, você pode contar com nossa especialidade em loteamentos e condomínios para tirar seu sonho do papel, obter um lote em diversas regiões de Pernambuco, com parcelas que cabem no seu bolso.
Entre em contato com a Fronte Imóveis!