Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, 43% dos brasileiros tem o sonho da casa própria. O financiamento de imóveis é uma forma de investimento não apenas econômico, mas no seu futuro. Leia o artigo e saiba tudo que precisa sobre o assunto!

Em posts passados falamos de investimentos com boa rentabilidade e de grande retorno, e como a compra de um imóvel, seja pronto ou em terreno, pode ser ótimo. Mas, muito além disso, investir em um imóvel é se livrar do aluguel e conquistar o que é seu, e uma forma de fazer isso é através do financiamento de imóveis.

O financiamento de imóveis é uma espécie de empréstimo que você faz de uma instituição pública ou privada, como o banco ou a própria imobiliária, no qual ele concede uma linha de crédito para comprar seu imóvel. Atualmente o financiamento de imóveis pode ser dividido em até 420 parcelas e ter um prazo de até 35 anos para quitar a dívida.

Antes de se comprometer com o financiamento de imóveis, saiba algumas informações importantes sobre esse empréstimo.

Como funciona o financiamento de imóveis?

Muito mais simples do que parece, como dissemos acima o financiamento é um empréstimo. Nesse caso o banco ou imobiliária faz o pagamento à vista ao proprietário. Em compensação você deve dar um valor inicial, ou seja, a entrada, e o resto é dividido em parcelas.

No entanto, além das parcelas, você paga uma porcentagem pelo dinheiro emprestado da instituição através dos juros. Apesar disso, o financiamento de imóveis é uma ótima solução para maioria das pessoas que não dispõem de altos valores para um pagamento na hora. O valor diluído em parcelas, mesmo com os juros, pode ser considerado muito mais acessível.

Passo a passo do processo de financiamento de imóveis

Para financiar um imóvel primeiramente você deve corresponder aos pré-requisitos e depois fazer simulações, análise de crédito, avaliação do imóvel para,enfim, assinar o contrato.

1º passo – Atenda aos pré-requisitos

Apesar das diferenças de cada banco ou imobiliária, para fazer o financiamento há alguns atributos obrigatórios. Atualmente qualquer pessoa acima de 18 anos, sem cadastro em órgão de restrição ao crédito e que possa comprovar sua renda e a capacidade de pagar os valores estipulados é considerada apta ao financiamento.

2º passo – Faça a simulação e escolha a financiadora

Existem vários bancos e imobiliárias que oferecem pacotes de financiamento, com entrada, parcelas e juros diferenciados, o que reflete diversas formas de pagamento. Através da simulação você encontrará o financiamento mais apropriado ao seu perfil e condições.

Diante disso, após as simulações online ou presenciais, você escolhe o banco ou imobiliária com a opção que mais se adequa a sua necessidade.

3º passo – Análise de crédito

Depois de escolher o financiamento de imóveis adequado, você deve fazer o cadastramento no banco ou imobiliária. Depois disso você passará pela análise de crédito, ou seja, uma análise para saber se seu nome tem alguma restrição de crédito e se você tem todas as condições ideais para quitar a dívida.

Como regra o valor do financiamento concedido não pode comprometer mais do que 30% da sua renda em suas parcelas.

4º passo – Avaliação do imóvel

Nessa fase você deverá informar ao banco ou imobiliária qual é o imóvel desejado. Eles, então, farão uma avaliação para certificar-se das origens do vendedor, se o valor corresponde à realidade ou se há alguma pendência legal.

5º passo – Assinar o contrato

Pronto! Após uma pesquisada, cadastramento e análises você pode assinar seu contrato. Ele deve ser registrado no Registro de Imóvel, para que você seja reconhecido legalmente como o proprietário do imóvel.

Diante disso você deve definir o tempo de pagamento das parcelas dentro do prazo estipulado pelo contrato e, por fim, depois de quitado, registrar a quitação do imóvel no Cartório de Registro de Imóvel.

Financiando um lote com a Fronte Imóveis

Uma das vantagens do financiamento do imóvel ser de um lote é que alguns passos podem ser tomados de forma mais rápida, como é o caso da avaliação do terreno que não precisa de uma vistoria detalhada pela falta de estrutura. Também é mais fácil calcular o valor do crédito e possuir parcelas menores.

Com a Fronte Imóveis você tem condições ainda mais especiais para o financiamento do imóvel. Primeiramente nós cobramos um sinal de apenas de 6% a 10% do valor do lote. Além disso o processo é muito mais flexível, podendo ter parcelas intercaladas para o financiamento durar menos.

Na Fronte Imóveis o subsídio pode ser pago em até 120 meses e com 60% do financiamento do lote pago você já começar rapidamente a projetar seus sonhos. Acesse nosso site e confira mais informações!